A Tetra Tech auxilia seus clientes a lidar com segurança e emergências, desenvolvendo soluções inovadoras que utilizam informações geográficas e sistemas especialistas para criar plataformas e ambientes de suporte às tomadas de decisão.
Desenvolvemos ao longo dos últimos anos diversas ferramentas para gestão e visualização de dados de geociências. Por meio de ferramentas de visão computacional é possível avaliar investimentos, visualizar diversas estruturas do empreendimento e criar possíveis cenários, utilizando as tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada.
As principais atuações das Geotecnologias são:
Monitoramento Geotécnico
Engenharia de automação para sistemas de monitoramento
Levantamento de imagens por drone
Projeto, Fornecimento, Instalação e Comissionamento de Sistemas Microssísmicos
Monitoramento microssísmico de estruturas geotécnicas
Estruturas críticas - Monitoramento de detalhe com acompanhamento especializado
Desenvolvimento de Software para Sistemas de Monitoramento
Plataformas de Gestão de Dados
Estudos Sismológicos
Investigação Geofísica de Estruturas Geotécnicas
Investigação Geofísica para exploração mineral
Modelagem computacional
Estudos de Ameaça Sísmica
Geotecnologia Aplicada
ANTES – Prevenção:
As informações geográficas são fundamentais para conhecimento do espaço onde se atua, permitindo identificar riscos potenciais, desenvolver planos de gestão, monitorar fenômenos, estabelecer limites de alerta, localizar recursos, simular cenários, realizar planejamento e ações futuras.
DURANTE – Ocorrência e Controle:
Em situações de emergência a questão temporal é um elemento determinante, não só pelas consequências da velocidade de resposta, mas também para entender que devemos estar preparados antes, durante e depois de um evento.
DEPOIS – Recuperação:
Neste sentido, a informação organizada, acessível e georreferenciada facilita a gestão dos riscos, melhora o tempo de resposta e auxilia os especialistas e gestores nos processos decisórios que envolvem as situações de crise, independentemente da natureza da emergência.
Prevenção
- Identificação e gestão de riscos;
- Gestão territorial;
- Alertas.
Ocorrência
- Reação emergencial;
- Identificação de recursos internos e externos nas proximidades
Controle
- Reação continuada, ações de médio prazo;
- Avaliação dos danos;
- Simulações de cenários.
Recuperação
- Planejamento;
- Simulações;
- Análises Comparativas.
Projetos Desenvolvidos
Rompimento de Barragem – Mariana/MG
A Tetra Tech desenvolveu uma plataforma apoiada em ferramentas GIS, Webmap e Realidade Virtual, com o objetivo de auxiliar no processo de organização, integração e compartilhamento de informações das áreas atingidas pelo rejeito.
A plataforma apoia equipes de campo, estudos e projetos de recuperação e ainda ajuda os profissionais envolvidos a compreenderem o conjunto de informações e ações de forma global, melhorando o tempo de resposta e a efetividade das ações.
Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE)
O SACE é um sistema de alerta hidrológico, desenvolvido para o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), para prevenção de eventos de emergência, informando autoridades e comunidades sobre a ocorrência de enchentes, secas e inundações nos cursos d’água monitorados. Com a confirmação da emergência, uma série de alertas é disparada, por e-mail e mensagens de texto, de acordo com uma lista de indicadores e boletins que podem ser acessados pelo sistema (http://www.cprm.gov.br/sace/).
Sala de Crise – VLi
Projetada para auxiliar na prevenção, atendimento e recuperação de danos provocados por acidentes, a Sala de Crise da VLi está equipada com diversos recursos tecnológicos, dentre os quais um Sistema de Suporte a Emergências e um ambiente de Realidade Virtual. Esse sistema utiliza informações georreferenciadas para que os especialistas da VLi possam acionar os recursos internos e externos e orientar as equipes de campo em situação de crise. O ambiente de Realidade Virtual fornece uma visão tridimensional de toda a malha ferroviária, proporcionando aos profissionais um melhor entendimento do acidente sem estarem fisicamente no local.
Mapeamento de Restrições Legais e Ambientais (MRLA)
Mapeamento e Engajamento de Partes Interessadas (Stakeholders)
Estudos e Diagnósticos socioambientais voltados ao Licenciamento Ambiental (LP, LI, LO)
Bankable Feasibility Study (BFS)
Estudos locacionais (site selection)
Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)
Estruturação de Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
Due Diligence
Baseline Environmental Study (BES)
Avaliação de Riscos Socioambientais
Estudos de Valoração Socioambiental