Tomografia Sísmica

Picape de operação em campo num terreno de deserto.

Tomografia sísmica pelo ruído ambiente

Além dos estudos convencionais desenvolvidos com técnicas geofísicas, a Tetra Tech América do Sul incorpora novas tecnologias e inovações científicas aos projetos desenvolvidos.

A tomografia sísmica pelo ruído ambiente permite o estudo de subsuperfície utilizando fontes passivas. O produto pode ser aplicado a diversos contextos variando desde a exploração mineral até estudos geotécnicos.

Por usar fontes passivas, o método tem como vantagem sua aplicação em áreas com limitações de acesso, ecologicamente frágeis ou com ocupação urbana, onde a aplicação de fontes ativas pode ocasionar danos ao meio.

Os levantamentos e o processamento dos dados são realizados em parceria da Tetra Tech com o Instituto de Sismologia de Mina Australiano (IMS), enquanto que a interpretação é realizada pela nossa equipe. Essa combinação gera maior confiabilidade e qualidade nas fases de integração entre a geofísica e a geologia.

A tomografia sísmica pelo ruído ambiente utiliza sinais disponíveis na natureza para produção de modelos de velocidades 2D e 3D.

Modelo computadorizado de tomografia sísmica. Há várias cores e desenhos no gráfico tridimensional.

Aplicações

A técnica pode ser aplicada a diversos contextos, com resultados de atraente custo-benefício e com curto prazo de levantamento e processamento, quando comparado a outros métodos sísmicos convencionais:

  • Apoio à exploração mineral na alocação de sondagens
  • Identificação de estruturas geológicas e corpos mineralizados
  • Investigação espacial de estruturas geotécnicas como barragens de mineração
  • Associação a métodos geofísicos convencionais
Gráfico mostra identificação de vazios

As aplicações da técnica podem variar de acordo com:

Arranjo

Foco do levantamento
Devem ser consideradas as posições dos geofones e a densidade do arranjo de acordo com o detalhamento esperado para cada alvo de interesse

Profundidade

Corpos e estrutura de interesse
A tomografia sísmica pode atingir profundidades na ordem de quilômetros ou mesmo ser aplicada a estruturas superficiais.

Aquisição

Tempo e área de interesse
A aquisição dos dados de ruído sísmico demanda equipe qualificada para instalação correta dos geofones para georreferenciamento e controle dos pontos de levantamento.

Dados

Processamento
O tratamento de dados para produção dos modelos finais demanda alta capacidade computacional, devido ao alto desempenho e ao grande banco de dados coletados pelo arranjo de sensores.

Conecte-se com a Tetra Tech. Entre em contato com os nossos especialistas.

Scroll to Top