Play automático
Off On

Utilização de Raios Cósmicos na Mineração

Foto de céu anoitecendo com luzes trêmulas, aparentando raios no céu.

Tomografia de múons

Os raios cósmicos são partículas de alta energia que se originam no espaço. Quando chegam ao nosso planeta e interagem com a atmosfera da Terra, geram partículas secundárias que produzem os denominados múons.

Os múons são partículas pesadas e de alta energia que atravessam quaisquer estruturas terrestres, como montanhas, pilhas e barragens. Isso possibilita aplicações como a tomografia de múons (ou muografia), que pode ser utilizada para investigar o interior de estruturas geotécnicas.

A muografia funciona de maneira semelhante ao exame de raio-X, mas em vez de utilizar radiação, aproveita a fonte natural de múons, viabilizando a medição indireta da densidade desses grandes objetos, bem como a inferência de outros parâmetros.

Nosso diferencial

A Tetra Tech lidera globalmente com ciência e tecnologia, formando parcerias com empresas alinhadas aos nossos valores. Em colaboração com a konker, especialista em tomografia de múons, realizamos aquisição e processamento de dados. Nosso diferencial reside na integração e interpretação de dados para fornecer soluções personalizadas e decisões fundamentadas para os desafios da geotecnia.

Telescópio de múons: Tomógrafo de pilha
Telescópio de múons: Tomógrafo de pilha

Solução

A tomografia de múons é uma poderosa e promissora tecnologia não invasiva que permite a inferência e visualização espacial das variações de densidade de diferentes tipos de materiais.

A tecnologia exige à instalação de um ou mais telescópios detectores de múons de forma a possibilitar o imageamento de uma região alvo a ser monitorada.

Esses telescópios possuem as seguintes características:

  • São sistemas autônomos, autocalibráveis e configuráveis de forma remota;
  • Trabalham com inteligência artificial embarcada;
  • Permitem a geração de modelos 3D e dashboards de acompanhamento;
  • São robustos e de excelente custo-benefício.

Aplicações 

A tomografia de múons pode ser aplicada à indústria da mineração considerando diversos objetivos, desde a exploração até a operação. Entre outras, são algumas aplicações:

  • Monitoramento temporal de mudanças de densidade no maciço rochoso e sua correlação com fraturamento e deformação do meio;
  • Detecção de estruturas geológicas e corpos de minério isolados;
  • Identificação de vazios e/ou mudanças de densidade em regiões de cavas, pilhas e barragens de rejeitos;
  • Medição de densidade dentro de espessadores, minimizando paradas para manutenções.

Conecte-se com a Tetra Tech. Entre em contato com os nossos especialistas.

Scroll to Top