O entrevistado de julho é Coordenador de Investigação e Remediação Ambiental. Engenheiro mecânico, Fellippe Alves, possui MBA em Gestão de Projetos e faz parte do time da Tetra Tech há 5 anos

Sua formação acadêmica é em Engenharia Mecânica, como aconteceu a transição da engenharia para área de investigação e remediação ambiental?

Essa é uma pergunta clássica quando digo minha formação, no meu segundo estágio da graduação já iniciei na área, em uma empresa de engenharia e consultoria ambiental. No início trabalhava com projetos especificamente de remediação e ao longo da carreira fui aprimorando os conhecimentos em diagnóstico ambiental e hoje não me vejo atuando em outra área ou segmento da indústria.

Quais são os principais desafios de um coordenador de projetos na execução diária de suas atividades? E quais são suas dicas para superá-los?

Independente da área de atuação, entendo que os principais desafios de um projeto estão associados a executar com qualidade, satisfazendo as expectativas do cliente e atingindo resultados previstos na sua concepção. A principal dica é manter a equipe próxima, integrada e engajada nos mesmos objetivos. Os problemas devem ser encarados como desafios, que serão superados.

O EAR (Investigação e Remediação Ambiental) tem tradição em executar projetos para a indústria automobilística. Recentemente, esse time vem diversificando a prestação de serviços para outros mercados. De que forma vocês podem trabalhar em parceria com as demais áreas da Tetra Tech América do Sul?

Perfeita colocação, essa tradição de excelência na atuação com cases de sucesso no setor automobilístico está sendo diversificada constantemente para diversos segmentos do mercado brasileiro, principalmente com grandes atuações em projetos nos setores petroquímico, mineração e siderúrgico. Enxergamos nos nossos projetos e no portifólio dos outros departamentos da Tetra Tech a possibilidade de trabalharmos juntos atendendo as necessidades dos nossos clientes e alavancarmos cada vez mais a parceria que já existe entre os grupos.

A ISO 17025 é uma acreditação exclusiva para laboratórios. Em sua opinião, qual é o maior ganho que a Tetra Tech tem em possuir essa gestão de amostragem e ensaio aprovada pela CGCRE do Inmetro?

A obrigatoriedade para acreditação ISO17025 dos ensaios de campo (amostragens) surgiu em 2013 com a resolução SMA nº100, exclusivamente para o estado de São Paulo (CETESB), a Tetra Tech possui acreditação, atendendo os requisitos e possibilitado um diferencial para atuação com controle de qualidade em outros estados. Atualmente não enxergo a acreditação como um diferencial, pois os nossos principais concorrentes também possuem, mas sim uma ferramenta para a gestão integrada da qualidade nos nossos projetos.

Quais são as razões que te levaram a escolher a Tetra Tech?

A possibilidade de atuar em uma empresa multinacional, com equipe multidisciplinar e troca de experiências com o time de remediação de outros escritórios da Tetra Tech fora do Brasil, foram os fatores diferenciais para minha escolha. O meu crescimento pessoal, do departamento e da empresa me motivam cada vez mais a para encarar os novos desafios.