Play automático
Off On

Entrevista

Jonas Oliveira

Foto de Jonas Oliveira

Nosso entrevistado desse mês é Jonas Oliveira, graduado em Oceanografia pelo a Universidade Federal de Santa Catarina, que atua na Tetra Tech como Especialista em Geociências.

Ele está diretamente envolvido em projetos de modelagem numérica de processos costeiros, no dimensionamento de canais de navegação e operações de dragagem.

Jonas é integrante do time do MOG e possui vasta experiência em sua área de atuação. Já atuou em projetos variando desde avaliação da eficiência de obras de mitigação da inundação costeira durante eventos extremos no estado de New York, USA, até no dimensionamento da operação de dragagem para o aumento da capacidade de reservatórios, objetivando suprir a demanda de água da região metropolitana de Belo Horizonte.

Question:

Como a modelagem ambiental contribui para os problemas relacionados às mudanças climáticas enfrentados por nossos clientes?

Por meio da modelagem de processos ambientais podemos avaliar a resposta do ambiente frente as situações hipotéticas e as extrapolações de eventos climáticos que já ocorreram. Esses cenários permitem entender o efeito das mudanças climáticas no contexto regional e elaborar medidas que devem ser tomadas para mitigar os impactos ou se adequar ao novo cenário. Portanto, processos complexos como a erosão costeira e inundação podem ser quantificados permitindo que diferentes alternativas de solução sejam avaliadas/testadas antes da implementação real.

Question:

Atualmente, quais são os principais desafios enfrentados nos projetos de engenharia costeira?

Os principais desafios estão relacionados a falta de dados medidos in situ das variáveis simuladas (correntes, ondas, transporte de sedimento, elevação do nível do mar) para a calibração dos modelos; a otimização dos modelos para reproduzir processos cada vez mais complexos em tempo condizente com a estrutura do projeto; a apresentação dos resultados de forma amigável sem negligenciar processos importantes, e ainda a incorporação de AI (Inteligência Artificial) para otimização do processo de modelagem.

Question:

Quais são os diferenciais da Tetra Tech Brasil no mercado de engenharia costeira em relação aos seus concorrentes?

Como principais diferenciais da Tetra Tech estão: o melhoramento contínuo das ferramentas utilizadas e o corpo técnico qualificado para a execução do projeto de engenharia costeira, que atua desde a coleta de dados em campo até a elaboração do projeto executivo.

Question:

Quais aspectos são relevantes quando se trata de projetos de modelagem numérica?

Quando trabalhamos com modelagem numérica, o principal ponto é estar atento à representatividade do modelo com as condições locais reais. O operador da modelagem deve garantir que os processos simulados representem de forma fiel os processos reais, passando desta forma, credibilidade aos resultados que apresentamos.

Question:

De que forma o Liderando com Ciência está inserido nas soluções que você desenvolve?

Estamos constantemente buscando novas metodologias para otimização do tempo computacional e representação dos processos ambientais, bem como nos adequando as novas ferramentas disponíveis no mercado.

Question:

Conte-nos um hobby que você pratica e que tenha relação com suas experiências profissionais?

Jogo online desde quando tinha 14 anos, ainda quando morava na casa dos meus pais. Os jogos me ajudaram a desenvolver raciocínio lógico, pensamento estratégico e no entendimento da língua inglesa que hoje aplico nos projetos que atuo (nacionais e internacionais).

Scroll to Top