Play automático
Off On

Entrevista

Jair Carbonera

Foto de Jair Carbonera

Jair Carbonera, nosso entrevistado de março, é Gerente de Projetos no escritório da Tetra Tech em Florianópolis.

Engenheiro Ambiental, com especialização em Segurança e Qualidade, ele possui mais de uma década de experiência nos mercados de Energia, Mineração, Indústria, Agronegócio, Logística, Infraestrutura e Óleo e Gás.

Question:

Na sua opinião, qual é o maior ganho da Tetra Tech América do Sul com a expansão de suas operações para o mercado do sul do Brasil? E qual será o maior desafio para solidificar nossa presença nesse novo contexto regional?

A evolução das ferramentas de gestão empresarial, de dados e comunicação tem ajudado as empresas a se expandirem geograficamente sem perder os benefícios de possuir sua equipe em um local único. Tal fato, possibilita que a empresa fique mais perto de seus clientes, entendendo suas necessidades e entregando soluções melhores, e esse é o ganho para Tetra Tech bem como para seus clientes . O maior desafio é chegar aos novos clientes, o sul do país tem uma economia diversificada e multirregional, de micro a grandes empresas, as quais pretendemos fornecer soluções com as que compartilham nosso desafio de tornar o mundo mais sustentável.

Question:

O mercado de Governança Ambiental e Corporativa (ESG) é muito promissor e recentemente, a Tetra Tech está investindo de forma global nessa nova tendência. Qual é nosso diferencial para nos tornar uma referência na prestação desse tipo de serviço?

Devido ao grande portfólio de serviços e profissionais de diversos ramos e setores com grande expertise da Tetra Tech, é possível entregar muito além de soluções de ESG a nível de relatórios, gestão ou aconselhamento. A Tetra Tech consegue entregar avaliações técnicas e consultivas para os mais diversos desafios de nossos clientes, ofertando soluções já testadas e aprovadas. Por exemplo, ao mesmo tempo que nossa equipe de ESG elabora um relatório de emissões atmosféricas, nosso time de especialistas está avaliando o resultado dos indicadores e comparando ao benchmarking do mercado e projetos e identificando se o mesmo apresenta alguma oportunidade de melhoria ou possível ponto de grande valia em marketing verde para empresa. Importante observar também que somos uma das maiores consultorias ambientas do mundo, nossa marca e histórico ético proporciona credibilidade aos mais diversos stakeholders.

Question:

Quais são as vantagens de um empreendedor investir em projetos de Due Diligence socioambientais? E como a Tetra Tech América do Sul pode ajudá-los na melhoria dos resultados financeiros de novos empreendimentos?

Surpresas sempre podem ser evitadas, principalmente quando se fala em investimentos. O serviço de Due Dilligence socioambiental da Tetra Tech busca fornecer ao investidor um retrato fidedigno dos passivos e ativos socioambientais em empreendimentos greenfield e brownfield. O diferencial de nosso serviço de Due Diligence é, além de entregar um retrato dos passivos e ativos, relacioná-los ao risco financeiro do investimento e do negócio, dando um suporte efetivo para negociação contratual e tomada de decisão. Além disso, sempre trabalhamos para apontar caminhos para resoluções de pendências ou amplificação de ativos, de forma a viabilizar ainda mais os investimentos e aumentar o ROI (Retorno sobre Investimentos).

Question:

A Tetra Tech é uma referência mundial no mercado de portos, hidrovias e costas. Na sua opinião, o que nos diferencia de nossos concorrentes na América do Sul?

“Do conceito à operação. A Tetra Tech apoia seu projeto do início ao fim.” Nenhuma frase pode resumir melhor o que a Tetra Tech pode oferecer aos seus clientes. Ela possui in house uma gama tão diversa de profissionais e expertises que podemos dar suporte total, da estratégia a operação para empreendimentos portuários, hidroviários e costeiros. Isso nos diferencia, pois elimina um problema comum em projetos complexos, as falhas de comunicação entre empresas. Mantendo a execução do projeto com a Tetra Tech teremos o histórico completo, e usamos isso, em benefício do investidor que ganha agilidade e melhores soluções.

Question:

Quais são os principais fatores que te levaram a escolher fazer parte do time da Tetra Tech?

Em 2015 fui a trabalho à Califórnia e me lembro de olhar para o outro lado da rua em Irvine e ver um grande escritório da Tetra Tech. A partir daí, passei a seguir a Empresa e buscar conhecê-la um pouco melhor. Sempre trabalhei de forma a utilizar meu conhecimento técnico e experiência na implantação de soluções sustentáveis nas empresas e clientes onde atuei, quando vi os slogans “Liderando com Ciência” e “Mundo Complexo, Soluções Sustentáveis” percebi que minhas visões e as da Empresa eram similares e complementares. Foram esses os gatilhos que me motivaram a fazer parte desse time tão competente.

Scroll to Top