Play automático
Off On

Entrevista

Andy Maes

Foto de Andy Maes

Andy Maes atua na Tetra Tech como especialista em Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas, elaborando inventários e estudos de dispersão atmosférica e de redes de monitoramento ambiental, além de programas de controle de emissões.

Ela é mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também concluiu seu bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental.

Question:

Como a Tetra Tech na América do Sul integra a gestão de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em suas estratégias de consultoria ESG para ajudar as empresas a melhorar sua performance ambiental e cumprir seus compromissos de sustentabilidade? Você pode fornecer exemplos de como a abordagem ESG tem impactado positivamente as práticas comerciais de seus clientes?

A Tetra Tech tem uma abordagem abrangente para a gestão de emissões de GEE dentro das estratégias ESG. Como a empresa é capaz de oferecer solução completa aos seus clientes, nossa preocupação não se limita a apenas atender requisitos ambientais. Nós auxiliamos os clientes a entender o seu perfil de emissões, a encontrar oportunidades em sua cadeia de valor e a definir metas e estratégias de mitigação.

Também implementamos e acompanhamos estas estratégias, integrando as áreas de expertise da empresa, como Gestão, Auditoria e Riscos à Engenharia, para trazer soluções de fato aplicáveis aos nossos clientes. Com isso, conseguimos construir estratégias sólidas de mitigação de emissões para que as empresas declarem e cumpram seus compromissos. Para nossos clientes, a jornada de mitigação de emissões tem trazido benefícios que vão desde a economia trazida pelo uso mais eficiente de recursos, passando pelo acesso aos canais de financiamento pela prática ESG, até a redução substancial dos riscos de negócio.

Question:

Qual é a abordagem da Tetra Tech América do Sul para ajudar as empresas a avaliarem suas emissões de GEE e desenvolverem estratégias de mitigação e compensação? Você pode compartilhar um exemplo de um projeto bem-sucedido em que sua equipe tenha desempenhado um papel crucial?

Inicialmente, trabalhamos em estreita colaboração com o cliente para contabilizar as emissões de GEE. Com isso, o perfil de emissões da empresa é avaliado, etapa que nos ajuda a identificar oportunidades para redução de emissões e compensação. Na sequência, nós propomos as metas quando estudamos as práticas do setor como um todo e construímos cenários de mitigação. Tendo em vista os objetivos, o potencial de redução e objetivos da empresa, juntos traçamos metas e a estratégia de mitigação e acompanhamento.

Como exemplo, cito o desenvolvimento de um sistema de gestão de emissões de GEE para um grande projeto do setor de energia que buscava financiamento. Desenvolvemos a estratégia de gestão de GEE ainda na fase de projeto do empreendimento, juntamente com os demais programas ambientais e sociais. Desenvolver uma estratégia de mitigação e compensação de emissões quando o empreendimento ainda está em fase de projeto é desafiador pois demanda sólido conhecimento do setor, porém é crucial para que o projeto seja sustentável desde a sua concepção.

Question:

Sabemos que diferentes setores têm diferentes desafios quando se trata de emissões de GEE. Como a Tetra Tech adapta suas soluções de consultoria para atender às necessidades específicas de cada setor? Quais são alguns dos desafios mais comuns que você enfrenta ao trabalhar com diferentes tipos de mercados?

O conhecimento aprofundado de cada setor é fundamental para desenvolver estratégias que levem em consideração suas especificidades. Nas diversas áreas da empresa, atuamos nos setores de mineração, energia, industrial, planejamento socioterritorial, óleo e gás, infraestrutura e portuário. Trazemos da nossa ampla gama de atuação estas experiências e incorporamos aos nossos projetos, demonstrando conhecimento do setor e até mesmo de clientes específicos.

Sabemos também que as empresas possuem diversas particularidades regionais, de porte e escala e diferentes ambições. Creio que um dos maiores desafios é trazer soluções materiais e transparentes que de fato terão impacto em relação ao que a empresa emite de forma direta e indireta na cadeia de valor, além de contribuir para a redução de riscos climáticos.

Question:

A questão das emissões de GEE está se tornando cada vez mais importante para as empresas em todo o mundo. Como a Tetra Tech América do Sul acompanha as mudanças regulatórias e as melhores práticas em constante evolução nessa área? E como sua equipe auxilia as empresas a se manterem em conformidade com as regulamentações ambientais em constante mudança?

Esta é, sem dúvidas, uma área de constante mudança tendo em vista a urgência de se atuar sobre o tema de riscos climáticos. Por isso nós estamos presentes nos principais fóruns do país, e acompanhamos regularmente as leis e regulamentações nacionais e internacionais sobre emissões de GEE, mercado de carbono e mudanças climáticas como um todo.

Do ponto de vista regulatório, o serviço de consultoria da Tetra Tech trabalha diretamente com o cliente para acompanhar e atender todos os requisitos ambientais da empresa, divulgando calendários de obrigações ambientais, aplicando ferramentas de gerenciamento, instruindo-os e antecipando riscos, obrigações e oportunidades.

Question:

Na universidade, você foi bolsista de Graduação Sanduíche no Exterior, fazendo um intercâmbio acadêmico de um ano na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália. Como essa experiência te beneficiou pessoalmente e profissionalmente?

No lado pessoal, a experiência cultural foi enriquecedora, pois a Austrália é um país muito diverso e bastante inclusivo, conheci pessoas fantásticas e acabei tendo contato com diversas perspectivas, o que aumenta o nosso entendimento de mundo. No âmbito profissional, como a educação na Austrália é muito voltada à solução de problemas e adaptabilidade, me ajudou a ser mais criativa no trabalho, a buscar ferramentas e conseguir aplicar o que aprendemos. Também acabou abrindo algumas portas, pois hoje em dia o idioma inglês é bastante requisitado.

Scroll to Top