Dam Break

Estudos de Ruptura Hipotética de Barragens

Rupturas de barragens são eventos causadores de danos catastrófi cos ao meio ambiente, às comunidades próximas (urbanas e rurais) e às empresas responsáveis por sua operação, tendo como possíveis consequências: fatalidades, danos ambientais, além de altíssimos custos ao empreendedor, sejam eles fi nanceiros ou de imagem pública.

Os estudos Dam Breaks são requeridos pelos órgãos fi scalizadores com o objetivo de atender às normas de segurança tanto para barragens de rejeitos como para as de água. O conhecimento prévio da área atingida é fundamental para o mapeamento da mancha de inundação, quantifi cação e classifi cação dos riscos e danos potenciais e defi nição dos Planos de Ações Emergenciais.

A Tetra Tech realiza estudos de Dam Break baseados em análises hidrológicas e hidráulicas, aliados à utilização de softwares que simulam, por meio de modelos matemáticos-computacionais, a propagação do rejeito/água em caso de ruptura. Somos uma equipe multidisciplinar com sólida experiência em estudos de rupturas hipotéticas de barragens, com projetos já realizados no Brasil e no exterior.

Metodologias inteligentes para análises de rupturas hipotéticas de estruturas de contenção.

Desenvolvemos Metodologias, Buscando os Melhores Resultados

A Tetra Tech tem como um de seus princípios a inovação e desenvolvimento de metodologias, de forma a melhor representar qual seria o resultado de uma eventual ruptura de barragem. Fornecemos estudos de alternativas, modelagens numéricas, classifi cação de barragens e elaborações de Planos de Ações Emergenciais (PAE).

Análises Características de Barragens

Os estudos de Dam Break podem ser desenvolvidos considerando-se, basicamente, uma sequência metodológica para cada cenário de avaliação. As barragens são analisadas de forma individual, considerando suas características e peculiaridades.

Análises de rupturas hipotéticas de barragens são utilizadas como subsídio, principalmente, para elaboração de Planos de Ação de Emergência (PAE), em casos de rupturas, e para classifi cação de barragens quanto ao seu Dano Potencial Associado (DPA), em consonância com as diretrizes legais estabelecidas pelos órgãos reguladores.