Artigos técnicos

Câmeras inteligentes para monitoramento geotécnico e ambiental

Drone inspecionando uma mina de cima, com mapas digitais e análises de dados visíveis em telas de computador, enfatizando o papel da tecnologia na mineração moderna

Uma câmera inteligente é um dispositivo de segurança que possui tecnologia avançada, permitindo além da captura de imagens e sons, realizar análises, identificação de objetos e a tomada de ações.

A tecnologia que possibilita a integração destes dispositivos é a conectividade com a internet advinda da evolução da Internet das Coisas (IoT).

O uso da IoT nos dispositivos de monitoramento por vídeo tem aumentado consideravelmente os ganhos em segurança de ativos e pessoas, entre outras funcionalidades, pois possibilita a captura, análise e transmissão das imagens e dados em tempo real. Dentre as ferramentas disponíveis nas câmeras de monitoramento, destacam-se as mais utilizadas: conectividade com a internet, envio de alertas, análise e reconhecimento de padrões, armazenamento em nuvem e utilização de Inteligência Artificial.

Geotecnia e Meio Ambiente

A necessidade de melhoria no monitoramento geotécnico e ambiental tem crescido rapidamente nos dias de hoje e, com os recursos disponíveis, podemos evoluir em qualidade do monitoramento, aumento de segurança, praticidade de instalação e alcance de áreas remotas com é o caso do setor de mineração.

Na geotecnia, o uso destas câmeras pode ser utilizado no monitoramento de estruturas, como barragens pilhas e cavas, para detecção de deslizamentos de terra, estabilidade de estruturas, entre outros. Normalmente utilizam-se câmeras fixas e móveis, mas também temos disponíveis o uso de drones, principalmente em estruturas que não permitem o acesso de pessoas. Todos estes recursos contam com imagens de alta resolução e permitem a análise detalhada das estruturas.

Uma outra aplicação para a geotecnia é o uso de câmeras para segurança dos ativos de monitoramento instalados nas barragens de mineração. Devido a grande parte destas estruturas ficarem em locais remotos, o índice de furto é alto, principalmente, pelo fato de os sistemas serem alimentado por energia solar e bateria. A bateria e o cobre utilizados na instalação são os itens mais visados para furtos. As câmeras inteligentes possuem ferramentas como reconhecimento facial e análise comportamental. Estas ferramentas ajudam na identificação de pessoas não autorizadas e podem ser programadas para gerar alertas sonoros, comunicação com a segurança patrimonial, envio de mensagens e e-mails, entre outras ações, com o objetivo de alertar o invasor sobre o monitoramento e tentar evitar furtos.

É crescente também o uso de câmeras no monitoramento ambiental, seja para monitoramento de fauna e flora, seja para monitoramento de qualidade do ar e da água. Também pode ser usado na espeleologia para mapeamento de cavernas e para detecção de possíveis riscos à estrutura ou pessoas que precisam atuar esporadicamente neste tipo de local.

Conecte-se com a Tetra Tech. Entre em contato com os nossos especialistas.

Scroll to Top